SURDEZ
Surdez á a diminuição da capacidade de percepção normal dos sons. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a pessoa que não percebe sons acima 26 dB é portadora de surdez. A surdez pode ser:
• Leve: as pessoas podem não se dar conta que ouvem menos: somente um teste de audição (ãudiometria) vai revelar a deficiência. E a perda acima de 25 a 40 decibéis (D.B.);
• Moderada: É a perda de 41 a 55 (D.B.). Os sons podem ficar distorcidos e na conversação as palavras se tornam abafadas e mais difíceis para entender, particularmente quando têm várias pessoas conversando em locais com ruído ambiental ou salas onde existe eco. A pessoa só consegue escutar os sons muito altos como o som ambiente de urna sala de trabalho e tem dificuldade para falar ao telefone.
• Severa: a perda de 71 a 90 (D.B.). Para ouvir, a pessoa precisa de um som tão alto quanto o barulho de uma impressora rotativa (até 80 decibéis).
• Surdez profunda: É a perda Acima de 91 (D.B.). A pessoa só ouve ruídos como os provocados por uma turbina de avião (120 decibéis) disparo de revolver (150 decibéis) e tiro de canhão (200 decibéis).
PREVENÇÃO DA SURDEZ:
- Proteção à maternidade, através de assistência pré-natal, e parto assistido adequadamente:
- Cuidados adequados ao recém-nascido, proporcionando amparo afetivo e ambiente propício para seu desenvolvimento;
- Vacinação completa das crianças:
- Tratamento médico a todas as doenças da infância;
- Evitar os casamentos consangüíneos;
- Alimentação e estimulação adequada na etapa pré-escolar:
- Evitar os casamentos consangüíneos;
- Alimentação e estimulação adequada na etapa pré-escolar:
- Diagnóstico precoce de todos os distúrbios no desenvolvimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário